Biofolio Online PerfilCiênciaTecnologia

Geometria e matéria dão um novo passo à tecnologia

geometria-de-material-com-grafeno-tecnologia-1
Compartilhe para que mais pessoas leiam também.

Neste mês de janeiro de 2017, cientistas do MIT e de Harvard alcançaram importantes avanços na tecnologia de materiais

Grafeno

Agregando geometria ao grafeno (material mais forte que o aço e um dos mais leves do mundo), o novo material foi desenvolvido submetendo-o a vários testes de resistência, a partir de estruturas elaboradas em formas tridimensionais semelhantes a corais e criaturas microscópicas marinhas.

Após vários testes mecânicos, com uma densidade de apenas 5% a do aço, o material elaborado com grafeno promete dar um impulso gigantesco à indústria. Os cientistas afirmam que a estrutura geométrica é a grande responsável pelos resultados de resistência e força. Markus Buehler, chefe do departamento de Engenharia Civil e Ambiental do MIT, comenta:

Você pode substituir o próprio material com qualquer coisa. A geometria é o fator dominante. É algo que tem o potencial de se transferir para muitas coisas.


Hidrogênio metálico

Já cientistas de Harvard, conceituada universidade também em Massachussets, nos Estados Unidos, desenvolveram experiências chegando ao hidrogênio metálico, o que permitirá desenvolver tecnologia de propulsão de foguetes e supercondutores à indústria. Segundo o site Inverse esses avanços poderão ser aplicados, mais particularmente, à redução de custos no campo da utilização de energia elétrica. Haveria impacto também em desenvolvimento de transportes e carros elétricos com energia sustentável associada a esta nova tecnologia.

Mais do que descobertas, o grande desafio destas inovações é alcançar utilidade para o grande público. Através de ferramentas de progresso social, que esses avanços possam em breve fazer parte do dia a dia das pessoas.


Vídeos e imagens relacionados ao grafeno:


geometria-de-material-com-grafeno-tecnologia-2

Geometria


teste-de-pressao-com-grafeno-tecnologia-1
teste-de-pressao-com-grafeno-tecnologia-2

Simulação e teste de pressão


desenho-estrutural-com-grafeno-tecnologia-1

Desenho estrutural


//youtu.be/VIcZdc42F0g

Vídeo de divulgação do MIT


Referências e créditos de imagens e vídeos:

Compartilhe para que mais pessoas leiam também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *