Interconectividade

Novos negócios e medicina diagnóstica

kenia-martins-perfil
Compartilhe para que mais pessoas leiam também.

Em empresa destaque no setor de medicina diagnóstica, Kenia Martins fala sobre carreira e desafios da tecnologia e novos negócios

Uma carreira construída passo a passo, envolvida em dedicação e ampliação de horizontes em várias partes do país, até chegar ao campo da medicina diagnóstica. Este é o cenário que Kenia Martins relata em suas experiências nos diversos cursos de capacitação que lhe possibilitaram adquirir um olhar cada vez mais completo em sua vida profissional, culminando atualmente em suas atividades como Coordenadora de Novos Negócios no Grupo Hermes Pardini.

Buscando alinhar o conhecimento à prática, suas atividades foram se afirmando naturalmente com o tempo.

De Anápolis-GO para o Estado do Tocantins, sua primeira atividade profissional foi como estagiária no Banco do Brasil, ao mesmo tempo em que frequentava o curso Tecnólogo em Processamento de Dados, estagiando e sendo contratada na área de TI na Secretaria de Estado da Fazenda/TO. Posteriormente, já em Belo Horizonte, o panorama de oportunidades na área se fechou: permaneceu por um ano procurando emprego em TI , até que desistiu e recomeçou profissionalmente em um laboratório de genética como assistente administrativo. Na mesma época, ela começou um novo curso na Universidade Estadual de Minas Gerais: Design Gráfico.

Adquirir conhecimento e aplicá-lo em sua área é imprescindível para o desenvolvimento e sucesso profissional. No Laboratório Biocod – Tecnologia em Genética, foi convidada para assumir a coordenação do setor de Marketing e Comercial da empresa, quando então ingressou no curso de Pós-graduação em Gestão de Negócios, participando de uma consultoria aplicada, a PAEXTec, na Fundação Dom Cabral. Ainda em 2006 foi convidada a fazer parte do quadro societário da empresa.


Novos Desafios

Em 2012, quando a empresa Biocod foi vendida para o Grupo Hermes Pardini, optou em permanecer como colaboradora deste, assumindo o cargo de Coordenadora de Relacionamento.

Com o objetivo de criar e desenvolver o setor de licitações, expertise já adquirida outrora na Biocod, o objetivo assumido foi cumprido com o atingimento de todas as metas propostas pela companhia.

No ano de 2016, concluí mais um curso na FGV: MBA em Gerenciamento de Projetos com o Módulo Internacional em Negócios e me preparei para novos desafios.


PUBLICIDADE



Qualidade da medicina diagnóstica no Brasil em relação a atendimento e tecnologia

Não tem o que se questionar em relação à importância da medicina diagnóstica, essencial para auxiliar os médicos no fechamento mais correto do diagnóstico clínico do paciente.

Assim como todo o setor de saúde suplementar, o mercado de medicina diagnóstica está em franca ascensão. O que diferencia é o acesso, à grande maioria da população no Brasil infelizmente não possuem plano de saúde, além da distribuição desigual nas regiões do país, sendo as regiões Sul e Sudeste mais desenvolvidas e com mais investimentos nesta área, sem falar na “falta” de vontade política.

Como Kenia afirma, a tecnologia teve papel fundamental na evolução deste mercado, seja de análises clínicas, de imagem com equipamentos cada vez mais precisos, com decodificação do genoma humano, com avanços além do diagnóstico caminhando também para a medicina preventiva e com o estudo de predisposições a doenças genéticas.

Em relação ao atendimento, existem laboratórios menores, com atuação local, que executam exames mais simples, e as grandes redes de laboratórios, que são prestadores maiores e realizam exames de alta complexidade, com um bom relacionamento com instituições de pesquisas e outros centros de referência no mundo.

Em relação à qualidade, o Brasil vem avançando constantemente, mas ainda estamos longe de alcançar os centros de referência nos países considerados de primeiro mundo, se ainda posso utilizar esta expressão.


Medicina personalizada: inovações no setor e influências na qualidade de vida das pessoas

Kenia aponta diversos fatores que colaboram e são fundamentais para o crescimento desse mercado, como a modernização das ferramentas de gestão, a inserção de novos testes no mercado e no rol de procedimentos da ANS, a qualidade dos serviços, os modelos de operação, automação, consolidação e integração, a tecnologia da informação, e diversas outras inovações na área de genética, permitindo a implantação da medicina personalizada, com forte impacto na medicina laboratorial.

As últimas inovações que considero extremamente importantes são a telemedicina e a genômica personalizada.

Com a telemedicina os pacientes residentes em cidades do interior ou cidades que não disponibilizam certos exames, justamente por falta de médicos locais que sejam especialistas e capacitados para a realização do exame, não precisam mais se deslocar para os grandes centros para realização do exame. Um técnico pode realizar o procedimento local, transmitir os dados para o médico especialista que irá analisar e fornecer o laudo do exame.

Para Kenia, a medicina genômica é um fator diferencial na manutenção da saúde, que a longo prazo terá seus custos mais acessíveis:

A Medicina Genômica é baseada em testes genéticos que permitem o conhecimento do mapa de predisposições genéticas de cada indivíduo, com isso, é possível realizar uma medicina verdadeiramente personalizada, preditiva, pró-ativa, preventiva e participativa.

Manipulando o ambiente (estilo de vida, dieta, adição ou remoção de fármacos, cirurgias preventivas) é possível também manter o equilíbrio harmônico genoma/ambiente que caracteriza a saúde.

Ainda possui um custo alto e sem cobertura de planos de saúde, mas acredito que é só uma questão de tempo.


Perspectiva de crescimento no mercado público

O mercado em medicina diagnóstica é amplo, com uma série de possibilidades. Além de órgãos públicos existem demandas para instituições de economia mista e de pesquisa, e empresas de grande porte, que utilizam do processo de concorrência para efetivar suas compras.


Visite o site do Grupo Hermes Pardini:

http://www.grupopardini.com.br/

Leia o artigo “Hermes Pardini investe em medicina de precisão” no site do Grupo Hermes Pardini


Compartilhe para que mais pessoas leiam também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *