Interconectividade

Internet, Youtube e educação à distância

bruno-campos-perfil
Compartilhe para que mais pessoas leiam também.

Bruno Campos analisa a educação online usando o Youtube como ferramenta

logo-canal-fessor-bruno-campos-educação-à-distância

Com mais de 20 anos de estrada, o fessor Bruno Campos, como é conhecido no seu canal do Youtube, faz um resumão de suas experiências desde as primeiras turmas em que trabalhou, e levanta importantes discussões sobre a tecnologia atual que proporciona um novo formato ao ensino, mais precisamente com a valorização da internet como ferramenta indispensável no processo.

Do MS-DOS 6.22, passando pelo Windows 3.11, com bom humor ressalta que o público jovem de hoje nem faz ideia do que é ter que digitar o comando WIN a partir do DOS para entrar no Windows.

Comecei nesta época, bem discreto, dando aulas para os clientes de uma loja na época que montava e vendia computadores. Lembra dos 486 DX2-66? Foi ai que me apaixonei pela atividade, ensinar e ver as pessoas aprenderem, ver que seguem um caminho com as próprias pernas, antes desconhecido para elas devido a seu trabalho. A partir daí a coisa foi ficando mais profissional, entrei em escolas conceituadas na época que era o grande boom da informática no Brasil.

Como não poderia deixar de ser, a curiosidade foi essencial na busca e consolidação de todo o seu arsenal de conhecimento. Numa época sem os recursos de hoje, livros e revistas, além dos próprios recursos dos softwares foram auxiliares indispensáveis no processo:

Sempre fui bem curioso no assunto e por isso sempre corri muito atrás para aprender sobre. Na época não tinha Internet: era tudo em livros, apostilas, revistas, botão ajuda dos programas, muitas coisa à base da tecla F1 e muita, mas muita tentativa, erros e acertos. Com o passar do tempo comecei a escrever meus próprios materiais que usava como recurso extra nas aulas, e fui criando apostilas para os cursos, montando cursos inteiros.


O Canal

A ideia de montar um canal de aulas virtuais surgiu a partir de uma percepção de mercado banalizado, oferecendo salários absurdamente baixos, excesso de professores com baixa capacitação, e a absorção desses profissionais pelas próprias escolas. Além disso, a predominância no mercado de cursos com baixa qualidade, muitas vezes sem material próprio, foi um panorama ao mesmo tempo desmotivante por estar presenciando o fato, e ao mesmo tempo um fator motivador para transformar seu conhecimento em algo útil com alto padrão de qualidade.

Materiais de péssima qualidade, desatualizados, muito teóricos e com uma teoria ruim, e te prendem a não sair daquele conteúdo enlatado, pois precisam seguir um padrão de franquia, pois, o aluno precisa aprender o conteúdo enlatado em todas as unidades. Isso me desmotiva muito, afinal eu quero que meu aluno aprenda um bom conteúdo. Foi aí que surgiu a ideia de montar o canal.

Inicialmente fiz aulas de Flash, foram as primeiras, para ajudar no lançamento do meu livro “DESENVOLVENDO JOGOS EM FLASH COM ACTIONSCRIPT 3.0“. A experiência foi muito boa. Afinal, encontrei um lugar onde poderia dar aulas de acordo com meu conteúdo e não com o conteúdo “enlatado”. Escrevi e escrevo apostilas até hoje, posto no site de suporte do canal (cfbcursos.com.br) e crio vídeo-aulas de acordo com esse conteúdo. O objetivo é que o canal cresça a cada dia. Afinal, mais inscritos tornam o canal maior e isso me possibilita criar mais conteúdo.

Bruno analisa também seu canal em termos de inovação, considerando as possibilidades na educação online. Falando um pouco sobre pontos fortes e pontos fracos, avalia o trabalho realizado como fruto de uma didática muito direta, onde procura ensinar as coisas da forma mais comum possível, de forma que fiquem acessíveis à maioria das pessoas. O compromisso com o aprendizado é evidente, como aponta:

Você aprende em um tempo curto o que gastaria bem mais tempo em uma sala de aula.

Aqui a simplicidade e praticidade são conteúdo fundamental das aulas. Já recebi muitos e-mails de alunos dizendo que aprendem muito mais com uma aula do canal do que com um mês de aula na faculdade.

Um grande ponto forte no meu canal é o acesso a informação técnica de forma simples, eu penso que não precisa ser chato ou maçante pra ser técnico e correto, muitas pessoas acham a forma lúdica que ensino como errada. Já recebi muitas críticas por causa disto. Na minha opinião são pessoas retrógradas que não entendem que a educação precisa ser atrativa, é muito mais fácil e melhor você aprender de forma descontraída.

Um grande projeto para o futuro do canal é a possibilidade de certificar os alunos, esse talvez seja o calcanhar de Aquiles do canal, mas esse já é um projeto para o futuro. Pretendo chegar a um ponto onde vamos criar uma forma de emitir certificados reconhecidos para nossos alunos, tudo depende do número de inscritos. Hoje estamos com pouco mais de 15 mil inscritos, e este é um projeto para quando chegarmos a 30 mil.


Capacitação online: acessibilidade e dificuldades

Sobre a presença de cursos online na capacitação profissional, Bruno afirma que a Internet hoje em dia é uma ferramenta fundamental, para qualquer área. No ensino/aprendizagem então, é indiscutível a sua flexibilidade, pelo tanto que ela nos possibilita em pouco tempo, e de uma forma bem acessível:

As formas de ensino tradicionais na maioria das vezes são muito maçantes, não nos permitem dar um replay no conteúdo e muito menos aprender no nosso tempo, esses são talvez o grande trunfo das aulas online, essa flexibilidade aliada a conteúdos de boa qualidade fazem os cursos online um excelente aliado no aprimoramento ou aprendizagem das pessoas. Assista quando quiser, quantas vezes quiser e onde quiser. Qual escola física possibilita essa flexibilidade?

Segundo Bruno, a maior dificuldade em se colocar em prática um projeto como um canal de aulas virtuais é a competição muitas vezes desleal com outros conteúdos restritos somente ao entretenimento, aliado ao comportamento do usuário que busca somente este tipo de acesso. Mas, otimista, faz uma projeção realista e aponta a internet como o futuro da educação.

Como eu disse anteriormente a Internet é uma ferramenta sem igual para o aprendizado, mas também é sem igual pra qualquer conteúdo. A maior dificuldade de crescimento do canal é disputar inscritos com canais que têm como produto o entretenimento, o palavrão, o gameplay, conteúdo não instrutivo de forma geral.

Não que esse conteúdo não seja interessante, afinal eu também sou público destes canais, o grande problema é que a maioria das pessoas só consomem este tipo de “produto” no Youtube.

Nosso país tem um índice de consumo de livros e materiais didáticos muito baixo, mesmo sendo de baixo custo ou gratuitos eu nunca compreendi o porquê disso muito bem, já que, pelo menos da boca pra fora as pessoas clamam por conhecimento.

Como eu disse eu assisto e acompanho muitos canais de entretenimento, mas uso o Youtube também como ferramenta de conteúdo didático, acho que este nicho ainda tem muito a crescer, quando o grande público realmente descobrir essa forma de aprendizado. Existem grandes canais de conteúdo didático no Youtube e quer saber de uma coisa? Acho que este é o futuro da educação/profissionalização!


Expectativas sobre o futuro

Trabalhei em muitas escolas profissionalizantes dentre elas algumas foram, Sesi, Senai, SOS Computadores, Microlins; fiz parte por alguns anos do conselho de professores da Microlins, passei por muitas escolas e muitos métodos, tive muitas “aventuras”, ensinei e aprendi muito até chegar aqui, foi uma boa jornada que me preparou para a “jornada seguinte”. Até quando vai durar? Isso eu não sei, mas a cada nova aula que posto é um pedaço desta nova jornada. Espero que dure muito, pelo menos até para sempre.


Siga Bruno Campos no Facebook e Youtube no Canal Fessor Bruno:

canalfessorbruno
@canalfessorbruno
cfbcursos.com.br


Compartilhe para que mais pessoas leiam também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *